Treino tabata
O treino tabata é um método de treino que consiste em 8 exercícios praticados com alta intensidade durante 20 segundos, seguidos por 10 segundos de descanso. Cada circuito deste treino dura um total de 4 minutos, mas esses mesmos 4 minutos podem levar-te ao teu limite absoluto.
Benefícios do treino tabata:
Quando exercícios intensos são realizados regularmente, o corpo aumenta a sua taxa metabólica basal para lidar com as novas demandas recebidas.
Mas o que é que isso tem a ver
com a queima de gorduras? A taxa metabólica basal é a quantidade de
energia que o corpo queima durante o descanso, pelo que, qualquer aumento nessa taxa
eleva a quantidade de gordura que é queimada mesmo quando o corpo não está em atividade.
2. Manutenção da massa muscular
O método Tabata coloca stresse no tecido muscular, o que "diz" ao corpo que existe a necessidade de se ter mais tecido muscular, fazendo com que a proporção de massa magra para gordura do corpo aumente.
Além disso, exercícios que maximizam o trabalho da massa muscular podem resultar no aumento do tecido muscular.
3. Aumento na capacidade anaeróbica e na capacidade aeróbica
Um estudo do próprio criador do treino Tabata – o cientista Izumi Tabata – apontou que o uso do seu método durante cinco dias da semana ao longo de seis semanas gerou um crescimento de 14% na capacidade aeróbica e de 28% na capacidade anaeróbica dos participantes da pesquisa, o que é conhecido por promover um aumento na resistência.
A capacidade aeróbica é definida como a maior quantidade de oxigénio consumida pelo corpo durante a execução de atividades físicas extenuantes, enquanto a sua capacidade anaeróbica é descrita como a quantidade máxima de energia que pode ser produzida pelo corpo na ausência de oxigénio.
Cuidados a ter com o treino Tabata
Por ser muito exigente, o método Tabata não deve ser executado com frequência. Costuma recomendar-se que a atividade seja executada uma ou duas vezes a cada semana.
Uma rotina de aquecimento é indispensável para o treino, como acontece com todo o tipo de exercício físico intenso.
Se optares por treinar por conta própria, presta bastante atenção às instruções e revê o número de vezes necessário os exercícios até perceberes como cada movimento deve ser realizado.
Se quiseres experimentar os meus planos de treino, clica sobre eles:
Plano treino 1
Plano treino 2
Plano treino 3
Comentários
Enviar um comentário