Cheguei ao fim do 12º ano e agora?

 


Se estás a ler isto provavelmente estás a concluir o ensino secundário e não sabes bem o que queres fazer ainda. 

É importante que percebas que tens duas saídas. Podes continuar a estudar ou simplesmente começar a trabalhar. 

Por mais que te digam que deves continuar a estudar, não é bom para ti fazeres algo porque te sentes pressionado a fazê-lo. Tens de ter bem presente na tua cabeça que queres continuar a estudar, especialmente porque tirar um curso superior não é tarefa fácil, requer trabalho e dedicação e sem motivação torna-se muito complicado levar essa tarefa até ao fim.

Agora que o óbvio foi dito, passemos ao restante. 

Vão haver imensas pessoas a dizer-te que devias escolher esta ou aquela área, ou que uma determinada área é mais bem paga que outra, e por mais que todas essas pessoas tenham excelentes intenções e até tenham razão em determinados fatores, o meu primeiro conselho é que ignores todas essas vozes. São completamente irrelevantes. Ninguém te conhece ao ponto de saber o que é melhor para ti. Se estiveres a ponderar continuar a estudar, deves fazer a escolha por ti. 

Vai parecer uma missão impossível escolher um curso entre todas as centenas de cursos que existem, mas não é. 

A primeira coisa que deves fazer é uma pesquisa. Pesquisa sobre profissões, pesquisa sobre o que gostas. Quando souberes o que queres fazer no futuro, vai ser muito mais fácil veres que cursos te permitem seguir esse caminho. 

Pode acontecer que não saibas que profissão queres seguir, mesmo depois de muita pesquisa. Isso é perfeitamente normal. Nesse caso, o que deves fazer é ter em conta a tua área de preferência. Se gostas mais de línguas, ciências, matemática, química, filosofia,... 
Procura um curso dentro da área que te desperte mais curiosidade. 
Pensa que vais passar a tua vida dentro dessa área, não convém passares a tua vida toda a fazer algo de que não gostes. Tendo em conta a quantidade de horas de trabalho que temos diárias, é mesmo muito importante que não as passemos contrariados. 

Quando achares um curso que te chame a atenção, o meu conselho é que prestes atenção aos detalhes do mesmo. Tudo conta, desde a média às cadeiras do curso. 

Não tão importante, é a faculdade que te oferece determinado curso, mas ainda assim é sempre bom teres uma ideia de como é o ambiente, se as pessoas são mais ou menos competitivas, se são prestáveis, se os professores são bons, a faculdade ter um bom ambiente é um fator importante para que gostes muito mais de estudar. 
Presta atenção também a alguns projetos e núcleos que existam, apesar de parecer irrelevante, é sempre importante ter passatempos, e se estes forem dentro da faculdade, conhecerás imensas pessoas com quem te poderás relacionar e que te irão ajudar a sobreviver à experiência, por vezes aterradora, que é a universidade.  

Eu diria que os fatores mais importantes foram referidos, mas se continuares a ter dúvidas, podes contactar-me através do formulário em baixo, ou deixar um comentário com a tua dúvida!

Lembra-te sempre que a escolha do curso que vais tirar é muito importante, mas por vezes não acertamos à primeira. Por vezes precisamos de falhar uma ou duas vezes até descobrirmos onde pertencemos mesmo. 

Até breve!


Comentários

Mensagens populares